Recomeçamos de forma mais modesta. Deixamos o projecto de jornal para outra altura e circunstâncias mais favoráveis. Por agora, apenas pretendemos ser um blogue de opinião, apenas isso, até que a vida e os ventos permitam uma união de freamundenses para voos mais altos.
A Natureza ensinou-nos que o mundo é um conjunto de regras. Os seres vivos obedecem às leis biológicas, a matéria em geral, obedece às leis da química e da física, o céu obedece às insondáveis leis divinas, as sociedades obedecem às leis sociais. A excepção são os portugueses que só obedecem à lei da selva.
Este blogue tem algumas regras que lhe dão a consistência e a forma de existir. O seu âmbito é a crítica política e social e a sua área de acção é Freamunde. A sua página temática continua aberta a todos os que desejem publicar textos sobre a nossa terra, para tanto basta enviá-los para o nosso endereço electrónico, freamundelivre@gmail.com.
Os objectivos deste blogue são o debate sério e responsável sobre a cidade que temos e a cidade que aspiramos ser. Privilegiamos as ideias novas e ousadas e queremos contribuir, com este espaço, para a composição colectiva de uma arquitectura grandiosa para Freamunde. Para tanto, entendemos que não devemos ser humildes, pelo contrário, devemos possuir alguma megalomania e um invencível desejo de ultrapassar a concorrência.
Projectos pobres ou medíocres não nos tiram da cepa torta. Temos que exigir um poder local viril e feminil, democrático, visceralmente ligado à população, galvanizador do entusiasmo do povo e aglutinador de operários, que somos todos aqueles que nos vários sectores do complexo comunitário estamos disponíveis para a obra a fazer nas próximas décadas: uma cidade que faça história pela superior qualidade de vida dos seus habitantes e inovação arquitectónica assente num ordenamento do território que obtenha uma repartição dos homens e das actividades em equilíbrio que não exigimos perfeito, mas excelente.
A liberdade de opinião, neste blogue, é total para o confronto de ideias. O título do blogue assim o ordena. Para aqueles que não souberem fazer uso desta liberdade, afrontando-se de forma pessoal e directa com termos ofensivos da honra e da dignidade, pedimos-lhes apenas que ponham o nome verdadeiro nos seus comentários. Não é pedir muito, é pedir o mínimo que a condição humana necessita para se erguer acima da bestialidade.
A ironia e o sarcasmo, com grande tradição no nosso país, são uma arte difícil. Assim como nem todos dão pontapés na bola como o Ronaldo, nem todos fazem ironia e sarcasmo com qualidade. Que cada um vá até onde é capaz. Quando a troca de ideias dá lugar à troca de insultos é da ciência dos mais antigos alfarrábios de uso popular que a troca deve cessar. É este bom senso que pedimos a todos aqueles que queiram utilizar este blogue como meio de comunicação das suas ideias e opiniões e da sua maneira de estar e interpretar a sociedade.
O pluralismo deste blogue é total. Todas as ideias, opiniões, ideologias, crenças, opções políticas, etc. têm aqui o espaço que necessitam para se manifestarem. Em circunstância alguma este blogue pode ser conotado com qualquer corrente de opinião ou ideologia política. A sua abertura é o seu álibi. Entretanto, a sua administração tem, como é perfeitamente legítimo, as suas próprias opiniões que são colocadas em pé de igualdade com todas as outras opiniões no seu direito de expressão. Não temos nem queremos privilégios sobre os demais utilizadores deste blogue. Neste espaço somos todos iguais em direitos. Nós, ficamos apenas com a quota-parte maior nos deveres, como é inevitável na administração deste espaço.
O próximo post será sobre a comunicação social em Freamunde, tema que consideramos de grande e crucial importância para o desenvolvimento da cidade. Numa hora de grandes transformações na área comunicacional, ponderarmos sobre este assunto é encontrar soluções para este problema momentoso.
Pedimos a todos os utilizadores deste blogue que coloquem as ideias acima de tudo, vendo e sentindo nelas o que elas são: o mais valioso património da Humanidade. Nesta conformidade, as ideias dos freamundenses são o maior património desta terra. Não transformemos em lixo a riqueza que possuímos.
Freamunde Livre
Apesar de divergências de opinião que possam existir, é de saudar o regresso deste blogue, e da promoção do debate político em Freamunde. Mas um debate responsável e construtivo e não o deitas abaixo fácil e anónimo.
ResponderEliminarBem-vindo pois então outra vez à blogosfera freamundense, que muita falta faz.
Que seja então bem-vindo!
ResponderEliminarEm primeiro lugar saúdo o regresso a uma blogosfera que se resume a 4 ou 5 blogues activos!
E desafio outros blogues que como este, a voltarem! E a novos para aparecerem!
Sobre o texto acima, realço a parte das leis! Gostei, contudo as leis da química e da física regem muito mais que a matéria... mas isso são contas de outro rosário :)
Mas... o que no fundo me inquietou foi o tema do proximo post: a comunicação social!
E explico muito rápidamente porque me inquitei, é que gosto muito de ler artigos sobre coisas das quais duvidamos que existam...
:)
Um abraço