12 março, 2011

O concelho evaporou-se como éter, mas…







Há quase duas dezenas de anos, um grupo de freamundenses, animado de grande fervor bairrista, preparou a candidatura de Freamunde a concelho. O trabalho foi feito e enviado para as instâncias lá de cima. Estas instâncias leram a papelada e transformaram-na num objecto burocrático que enviaram à origem para cumprimento das formalidades que a lei impõe para a fase seguinte. Iniciados os trabalhos desta fase, iniciaram-se, em simultâneo, os trabalhos de boicote do PSD a esta aspiração dos freamundenses, tendo por elementos mais activos deste boicote, exactamente, freamundenses.

Os inimigos de Freamunde moram cá, mascarados de freamundenses.

É pura redundância dizer que o PSD conseguiu derrotar o velho anseio de Freamunde à independência e que será sempre seu firme opositor. Pela sua natureza economocista, o PSD não se prende a valores comunitários ou anseios populares. Os seus interesses são sempre partidários e das castas que representa, tal como as multinacionais que apenas olham para o lucro próprio, não para os países onde actuam.

PSD à parte, a comissão promotora da candidatura, concluído o trabalho, sentou-se para descansar da fadiga e nunca mais se levantou até hoje. Era de todo desconhecido que o projecto de um concelho derreasse tão dramaticamente os seus promotores, mas derreou e os pobres coitados ainda sofrem de dores na espinha das costas por terem levado o esforço longe demais. Perante tão longa recuperação de forças, é caso para dizer que Freamunde vai ser um concelho de peso, menos pelo número de freguesias, mais pelo acervo cultural, dinamismo associativo, força económica e relacionamento internacional.

Para que esta magnífica comissão regresse às suas funções rapidamente, cada freamundense deve invocar os veneráveis ídolos da sua crença, para que todos, em conjunto, lhe revigorem a energia, ansiosos que estamos de lhes confiar o nosso destino. Entretanto, quem sabe, contra todas as conjecturas e intenções duvidosas, não estará a comissão, no silêncio e no resguardo do olho público a preparar voos mais altos, quiçá um distrito, ou qual D. Afonso Henriques, um país?

De comissão tão valorosa todos os feitos são possíveis. É nossa obrigação aguardar pacientemente as suas erupções, mas também é verdade que nós, a plebe, estamos em ânsias por sermos vistos e falados acima da ralé de Paços de Ferreira.

Olhos e ouvidos atentos, que de um momento para o outro poderemos ter notícia de abertura de telejornal e primeira página dos diários: “Freamunde capital de distrito”, “Freamunde o mais novo Estado da Europa”. Esta comissão é mesmo à nossa moda!

Freamunde Livre


2 comentários:

  1. Permita que altere o tiulo deste post para : "O ETER EVAPOROU-SE COMO CONCELHO "

    SIM, PORQUE FALAR EM CONCELHO DE FREAMUNDE SO PODE SER ALGUM FENOMENO FISICO-QUIMICO TENDO O ETER COMO CENTRO DAS ATENCOES.

    A.A.C.M.

    ResponderEliminar
  2. ahahahahahahah

    ResponderEliminar