À
Câmara Municipal de Paços de Ferreira
Junta de Freguesia de Freamunde
Junta de Freguesia de Sousela
Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano
Os moradores e proprietários da Rua de Soutelo, Freamunde e Sousela, vêm exigir à Câmara Municipal de Paços de Ferreira e Junta de Freguesia de Freamunde a continuidade dos traçados viários com ligação a esta rua, ameaçados de destruição por uma construção fabril que se está a implantar sobre eles, contra as mais elementares regras urbanísticas e com uma inacreditável complacência autárquica.
A Rua de Soutelo é uma rua estreita, sem saída, com 500 metros de comprimento e dezenas de moradores que se vêem engarrafados e sem escape para as mais diversas emergências. Além da situação perigosa, em caso de catástrofe natural ou acidental, acresce um custo de mobilidade elevado por aumento de quilometragem para a maioria dos destinos e o estrangulamento do desenvolvimento urbanístico local.
Não é admissível que a autarquia despreze os moradores deste local, alguns vivendo aqui há longas dezenas de anos, em favorecimento de interesses particulares e a coberto de um desenvolvimento mal planificado e extemporâneo que já não vem a tempo de solucionar os problemas económicos de Freamunde, que passam por outras vertentes que a autarquia não enxerga, como não enxergou o momento exacto em que deveria ter criado condições para o desenvolvimento industrial.
O Mapa da Cidade de Freamunde, publicado em 2003, é testemunha indesmentível de que a Travessa de S. Martinho desemboca na Rua de Soutelo. Mais ao lado, e em continuação da Rua Martinho Catano, há um caminho muito antigo que também vem terminar na Rua de Soutelo. As fotografias aéreas 1 e 2 confirmam o mapa de Freamunde, (anexo deste texto). Como pode a Câmara e Junta de Freamunde, perante tais evidências, fazer vista grossa à tomada de posse, por um particular, de uma área de domínio público?
Como pode a Câmara de Paços de Ferreira e a Junta de Freamunde ignorar um povoado antigo, fechá-lo numa rua sem saída, condená-lo às piores condições de moradia?
Porque não aceitamos a condição de gueto a que a Câmara de Paços de Ferreira e a Junta de Freamunde nos querem impor, exigimos uma rua de ligação à variante que liga a S. Pedro da Raimonda, que é o mínimo que podemos exigir para a nossa segurança, conforto e desenvolvimento.
Nesta conformidade, exigimos a imediata suspensão das obras em curso e a marcação da rua de ligação
à variante.
Convictos de que os responsáveis autárquicos compreendem esta nossa reivindicação e a enquadrarão na valorização urbanística desta zona, aguardamos as medidas necessárias à implementação da rua.
28 de Março de 2011
Os moradores e proprietários da Rua de Soutelo
UM POST PARA...............ENCHER CHOURICOS.
ResponderEliminarA.A.C.M.