21 maio, 2011

Sem título




Até ao momento não temos conhecimento de qualquer acto político de preocupação com Freamunde pelo estado comatoso em que se encontra. Nada de estranho, já que ninguém, há muitos anos, se preocupa com esta terra.

Na actual circunstância, os partidos com representação autárquica, PSD, PS e CDU, fazem de conta que Freamunde não tem gente dentro de si e se tem, não merece cuidados.

Bom, se for assim, encerrem-se as portas da Junta, despeça-se o chefe mais os funcionários que tem. O FMI ficará contente e o próximo Governo entrará logo a poupar. A Junta de Freamunde é a despesa mais inútil do país.

Os partidos também podem ir pró caralho, que a sua falta é nenhuma. A inexistência de actividade partidária em Freamunde põe a nu a pobreza dos partidos e dos seus representantes locais.

Todos os partidos apresentam líderes políticos para esta terra, em altura de eleições, mas nenhum apresenta candidatos a autarcas, entendendo-se o autarca como a voz e a vontade do povo.

A falta de competência e vontade de trabalhar dos partidos é simétrica à sua comunicabilidade. Ninguém, em Freamunde, sabe o que pensam os partidos sobre esta terra, os projectos que têm, os meios para a sua execução, os apoios conseguidos da população a esses projectos. Nada. No entanto, concorrem à autarquia como fiéis executores da vontade popular sem ter conversado com um único eleitor. É descaramento a mais e desonestidade muitas escadas acima do mais.

Desculpas para o silêncio não há. Hoje, a comunicação é de borla, este blogue é prova disso. Porquê os partidos não têm um instrumento desta simplicidade e eficácia para comunicarem com os freamundenses e interagirem com eles, comunicando as suas políticas, debatendo ideias, apurando o que pensa e como reage a comunidade?

Dá trabalho, é verdade, e a mentalidade actual está sob a lei do menor esforço e não quer violá-la.

Chegámos ao inelutável, à desistência da própria cidadania, à renúncia do nosso ser social.

Com partidos destes não há saída. A capacidade de mobilização por iniciativa própria da população não existe.

Que fazer?

Apostamos que ninguém sabe. Também ninguém quer saber.

Uma coisa é certa: a vida e o mundo não estão confinados a Freamunde. Que alívio!

Freamunde Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário