19 março, 2010

Especial: comunicado da CDU



Solução para a Junta: DEMISSÃO DO PRESIDENTE



A possibilidade de um acordo entre o PSD e o PS e CDU está definitivamente encerrada. O PSD não abdica de ter 3 elementos na Junta, condição que lhe daria um poder semelhante ao do anterior mandato; o PS e a CDU não abdicam de ter na Junta 2 PS, 1 CDU conforme o eleitorado determinou na votação de 11 de Outubro. Se os eleitores quisessem o PSD sozinho na Junta ter-lhe-iam dado a maioria absoluta, não quiseram e indicaram outras forças para a sua constituição.

Não há nada de errado neste desacordo, é uma circunstância própria da democracia, o que não significa que Freamunde, por sua consequência, tenha de ficar sem Junta. Quando estas circunstâncias ocorrem há soluções para elas. A solução, neste caso, passa por novas eleições e pela entrega do diferendo ao povo para que este o resolva. Em última instância, é sempre o povo que deve resolver estes problemas através do seu voto em tantas eleições quantas forem necessárias, caso contrário, não há democracia, ou há uma violação da democracia.

É falsa a ideia de que novas eleições são uma despesa insuportável e um transtorno muito grande. Nem são despesa, nem são transtorno face à sua enorme vantagem de movimentar politicamente as pessoas e clarificar as situações. A realização de novas eleições é fundamental para resolver o problema da Junta e interessar mais o eleitorado pelos problemas da terra e incitá-lo à participação na vida autárquica, participação que é muito pequena, por acção do PSD no seu afastamento da vida autárquica, facto sobejamente demonstrado quando, no anterior mandato, a CDU desenvolveu uma intensa luta pela realização de assembleias extraordinárias que levassem à assembleia de freguesia os freamundenses para debaterem os assuntos e problemas de Freamunde, contribuindo com as suas ideias e pareceres para o desenvolvimento da terra. Acção que mereceu da parte do PSD uma oposição total. O PSD não gosta do povo.

A assembleia de freguesia de 5 de Março deixou-nos a ideia de que o Presidente da Junta se prepara para continuar sozinho até ao fim do mandato. Tal atitude significa um inacreditável desprezo pela população de Freamunde e pelas regras democráticas que é de todo inaceitável. Freamunde necessita do máximo de contribuições de freamundenses para o seu desenvolvimento, que deste modo ficam impedidos de o fazer. Serão quatro anos perdidos, o agravamento dos problemas será monstruoso, a degradação social e política atingirão níveis insuportáveis.

Uma análise imparcial da situação mostra-nos que só há duas saídas para a crise política que impede a constituição da Junta: a demissão do presidente da Junta ou a demissão conjunta das listas do PS e da CDU. A saída mais digna e mais democrática é a demissão do presidente José Maria Taipa abrindo, com este acto, a realização de eleições intercalares. A demissão das listas do PS e da CDU só deverá ocorrer, a nosso ver, depois de esgotadas todas as outras possibilidades e como último recurso, após um ano das eleições de 11 de Outubro. Nos dois casos, a responsabilidade está inteira no lado do PSD. É este partido que, com a sua conduta, determinará o desfecho da crise.

Tendo como certo que o acordo entre partidos não é possível, facto que não constitui nenhum drama, e que nenhum deles pode ser condenado por defender as suas posições, nem serem obrigados a aceitar as condições contrárias, face a esta situação de irredutibilidade mútua, devemos partir para as soluções disponíveis de forma a darmos aos freamundenses a sua Junta e Assembleia de Freguesia em plenitude de funcionamento. Todas as movimentações que levem ao protelamento sucessivo da crise terão o nosso desacordo.

Entendemos que cada partido tem direito à sua verdade. Em simultâneo, entendemos igual direito ao contraditório. As divergências são próprias dos confrontos partidários, mas não podem obstruir o funcionamento democrático das instituições. Freamunde não pode estar por muito tempo sem Junta e Assembleia de Freguesia. Esgotada a primeira via da constituição autárquica, devemos partir para a etapa seguinte: eleições intercalares. As eleições de 11 de Outubro foram anuladas pelo desacordo entre os partidos. Só novas eleições resolverão este problema. O povo é o juiz supremo. Razão para apelarmos ao presidente da Junta que pondere a sua demissão a bem de Freamunde.


Freamunde, 18 de Março de 2010

Página 1


CDU - Freamunde

************************************************************************

A DEMISSÃO DO PRESIDENTE DA JUNTA É A SOLUÇÃO DO PROBLEMA PELA VIA DEMOCRÁTICA

AS ELEIÇÕES SÃO INEVITÁVEIS

ARRASTAR A PRESENTE SITUAÇÃO POR TEMPO INDETERMINADO É UM PREJUIZO ENORME PARA FREAMUNDE DA RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO PSD

A DEMISSÃO DO PRESIDENTE DA JUNTA É UM IMPERATIVO DEMOCRÁTICO!

Página 2

CDU - Freamunde


***********************************************************************


Esclarecimento




Publicamos o desenho da controvérsia para acalmar ânimos de fervura rápida e raciocínio taxativo. Este desenho apenas pretende significar o sectarismo do presidente da Junta, que só vê o PSD e nada mais. Aliás, uma simples olhadela mostra-o à evidência. A fotografia com este desenho que ilustra o post “5 de Março de 2010”, assim como o texto, é uma sátira, estilo pouco apreciado ou incompreendido por alguns visitantes do blogue que deixaram comentários sobre ele pouco amistosos e com interpretações do desenho que não correspondem ao seu real significado. Aceitamos que a redução do desenho ao tamanho que tem na fotografia lhe tenha tirado pormenor e induzido em erro algumas pessoas. Deste facto pedimos desculpa e, por tal razão, publicámo-lo em tamanho maior para que as dúvidas se desvaneçam, pois nunca houve, da nossa parte, qualquer intenção de fazer conotações nazis com o presidente da Junta. A direita é antidemocrática por natureza, mas nem toda ela pende para o nazismo.

O elemento do desenho que deu lugar às más interpretações é um conjunto de 4 setas, (insígnia do PSD), em forma de hélice, que dispersa o seu movimento em todas as direcções, procurando exprimir uma totalidade PSD que, como tal, não deixa espaço para outras forças políticas. Resumidamente, foi isto que procuramos significar com o desenho.

Sobre esta questão, foi curioso o afã de um comentador, de exaltação fácil, que conseguiu descobrir uma lei, nos labirintos da Wikipédia, que explica o «crime» que cometemos, obviamente, sem explicar coisa nenhuma, como é próprio de muitas leis promulgadas pelos próprios autores ou pela roda de amigos e seguidores que lhe bebem a «jurisprudência».

O desenho aqui fica como prova da nossa inocência que é um facto, e contra factos não há argumentos, segundo a sabedoria popular. A autenticidade do desenho pode ser provada em tribunal, ao que parece, o sítio para onde o comentador anónimo nos quer enviar, em nome do presidente da Junta e a seguir para a cadeia ou para o desterro.

Já começamos a ter saudades de Freamunde!


Freamunde Livre


6 comentários:

  1. Zé do Cafémarço 19, 2010

    Caro autor do Freamunde Livre

    Com este esclarecimento ficam entendidas duas coisas, primeiro que compreendeu que errou e reconheceu-o, e em segundo lugar que me tem em boa conta!

    Ainda podemos ser amigos, meu caro!

    Permita-me que lhe deixe as minhas sinceras desculpas, acho que na minha brincadeira consigo, fui longe demais! E não percebi que me estava a levar assim tanto a sério!

    Compreendo que as minhas palavras o tenham avalado, contudo não era esse o meu objectivo! Espero que se recomponha deste episódio menos brioso deste blogue, e que volte com a sua acidez, para que eu possa retomar o meu 'jogging' mental, mas com mais consciência!

    Fica prometido!

    Um abraço forte e sentido!

    ResponderEliminar
  2. A campanha eleitoral do PSD para a eleiçao da nova junta de Freamunde começou no jantar de aniversario do SC Freamunde. Manuel Pacheco é o ponta de lança que faltava a Jose Maria Taipa.

    ResponderEliminar
  3. GESTAO DO S.C.F UM EXEMPLO DE CORAJEM, PRAGMATISMO E SUCESSO.

    Ainda nada esta garantido quanto a manutencao do S.C.F. na divisao de honra, mas gostaria de deixar aqui uma palavra de grande apreco para um conjunto de GRANDES PROFISSIONAIS e de EXCELENTES GESTORES que tem servido o S.C.F. desde a ultima subida a divisao de honra.

    1. Parabens Presidente e restante direcao pelo trabalho GRANDIOSO E UNICO NA HISTORIA DO FREAMUNDE.
    Freamunde precisa da vossa capacidade de gestao noutros sectores da nossa cidade.
    2. Parabens Jorge Regadas pelo trabalho impar desenvolvido no nosso clube.
    3. Parabens Bock pelo verdadeiro espirito de capitao e lider do balneario.
    4. Parabens a todos os atletas, que dentro das suas capacidades, tao bem defendem o nosso emblema.
    5. Parabens a todos os associados e simpatizantes que nunca duvidaram e sempre apoiaram este projecto de grande sucesso.
    6. A gestao do nosso clube vai ser um caso de estudo de sucesso e tem de fazer escola em todas as outras actividades da nossa cidade.

    OBRIGADO A TODOS

    A.A.C.M.

    ResponderEliminar
  4. E parabéns ao PSD e que continue por mais 40 anos!!! esqueceu isso ó companheiro A.A.C.M???

    ResponderEliminar
  5. O reerguer da bandeira

    Bairristas da Gandarela
    ergam a nossa bandeira
    e seja o pedestal dela
    o busto do Quim Loreira.

    se possivel na Calçada
    junto à Fonte dos Moleiros
    naquela terra regada
    com suor dos sardinheiros.

    Mas corram c'os corta fitas
    aqueles tais parasitas
    que não olham ás razões.

    Vestem sempre o casacão
    que dê com a ocasião
    tal como os camaleões.

    ResponderEliminar
  6. Ó Rodela... se Freamunde ficasse à espera que a Gandarela fizesse alguma coisa por Freamunde... estávamos bem tramados...

    ResponderEliminar