É como viram, se é que viram, a Junta Provisória de Freamunde perdeu definitivamente a vergonha e realizou as comemorações da elevação de Freamunde a cidade com um programa de vulgar fim-de-semana.
O evento demonstra a real incapacidade da Junta Provisória de Freamunde para fazer coisas e o seu conceito de realização. Se para esta Junta um espectáculo musical, um porco no espeto e nove morteiros constituem os festejos pela elevação de Freamunde de vila a cidade, que cidade é esta e que tamanho terão as vilas. Se um concerto vocal, um merendeiro de família e nove foguetes são festa suficiente para uma cidade; uma sandes, um assobio acompanhado de harmónica de beiços à Casimiro Vaidoso e uma bicha de carnaval chegarão para uma vila. Para a criação de uma freguesia, um pequeno-almoço a dividir por dois é festa memorável para toda a vida.
O ridículo só beneficia os outros, aqueles que se riem de nós. Vale-nos nesta hora difícil de exposição das nossas insuficiências autárquicas, Freamunde estar fora do campo de visão das pessoas a partir de cinquenta metros da linha divisória da freguesia. Isto quer dizer que o ridículo fica, praticamente, entre nós. Não fosse assim, a gargalhada já iria mais longe que a da Gaiola Aberta, do Vilhena e de outras gaiolas e gaioleiros com a sua piada. Para esta invisibilidade de Freamunde fora de fronteiras, o mérito vai todo para as Juntas PSD, que se têm esforçado imenso no desaparecimento de Freamunde para poderem içar, nesta região, a sua bandeira e declararem o espaço sob sua jurisdição privada e partidária. Fala-se que depois de concluídas as demolições do que resta e feitas as terraplanagens do local onde existiu esta pequena cidade de província com o nome de baptismo Freamunde, dado pelos antigos colonizadores germanos, será amuralhada contra invasores e construída, bem no centro, uma seta com trezentos e tal metros de altura, em paridade com a Torre Eiffel. No sentido Norte-sul, uma avenida dividida por um laranjal e alguns limoeiros. No topo, o palácio presidencial em forma de ferradura para dar sorte e preitear a superstição, que acolherá, como residência oficial, os presidentes da Junta, como símbolos e obreiros da transformação de uma cidade em feudo, tal e qual como na Idade-Média, porque nesse tempo é que era bom e bonito.
As cerimónias oficiais das comemorações permitiram que o presidente da Junta mostra-se a si próprio uma obra do Governo e outra da Câmara, que lhe agradaram muito e lhe deram grande felicidade, dilatando-lhe, na certa, o desfastio para três espetos de porco salgadinhos e apimentadinhos, óptimo estímulo para umas boas malgas de vinho, capazes de lhe alterarem as cores de laranja para vermelho, transformação que o verde tinto faz com toda a facilidade, basta bebê-lo sem cerimónia e com apetite.
A ideia de estoirar nove morteiros na segunda-feira, 19, não foi a melhor, embora fosse esse o dia exacto da comemoração, mas como esta foi feita fora de tempo, como é hábito da Junta, neste caso, ao contrário, pois antecipou em vez de adiar, o que quer dizer que segundo as suas normas estas comemorações de 2010 só deveriam ocorrer lá para 2030. Há quem suspeite que esta antecipação é campanha eleitoral encapotada para as próximas eleições intercalares. Não concordamos, aqui no blogue, com esta suspeita. Sabemos, por comunicação astral, que o presidente e o partido que o suporta, estão cansados do poder e querem entregá-lo, para se dedicarem à pesca desportiva, no Parque de Lazer, a tempo inteiro e usufruto pleno da reforma. Isto é o que os astros dizem, mas como o ozono está todo esburacado, permitindo que astros de má reputação enviem contrafacção informativa, não existe, actualmente, comunicação de total confiabilidade. Nestas condições, limitámo-nos ao que ouvimos. A única razão por que não concordamos com os morteiros na segunda-feira é por os freamundenses estarem congenitamente condicionados a virem para a rua imediatamente a seguir ao estoiro do primeiro foguete que ouçam, o que aconteceu como de costume, tendo depois verificado que era rebate falso. O mal estava feito e o regresso ao trabalho já não fazia sentido. Uma paralisação que vai fazer estragos no défice orçamental do Governo por uma lamentável imprevidência da Junta Provisória de Freamunde, conhecido que é o peso que esta terra tem na economia do país.
Os analistas políticos que trabalham sobre Freamunde, antes das comemorações da elevação a cidade, arriscaram o vaticínio de que o Presidente da Junta iria aproveitar os festejos rijos para apresentar a sua demissão, fazendo um brilharete democrático, que lhe daria um posicionamento privilegiado na corrida às próximas eleições intercalares. Falharam, ou por outra, falhou o presidente uma oportunidade irrepetível de segurar o lugar. Os mesmos analistas consideram agora, que nem uma conjugação de esforços entre o Santo António, o S. Sebastião, a Santa Luzia e a Senhora da Conceição (de quem é fervoroso devoto e antigo festeiro) lhe garantem a vitória. O PSD, atento à situação, já pensa em novo candidato, só que não sabe onde ir buscá-lo, uma vez que os seus anteriores candidatos estão queimados e bem queimados, transformados em carvão O mercado de aspirantes a presidente de junta está fechado até 2013, restando-lhe a hipótese de arranjar um na candonga, que tanto pode sair bom, como sair furado, é uma sorte.
Pela nossa parte não temos pena nenhuma do presidente da Junta. Teve o seu destino nas mãos e deitou-o a perder. Quem desperdiça o que lhe faz falta, não serve para governar a malta. Também dispensámos o PSD por não ser capaz de apresentar um presidente de Junta em condições. O melhor, mesmo, é mudar de fornecedor e investir numa Junta nova, mais para a frentex, que para trasex já chega.
E venham as eleições na época dos melões!
Freamunde Livre
o sr em vez de asneiras, mal dizer e verborreias constantes sobre os outros não sabe falar de si? fale de si! do que tem feito (ou não tem feito)! do que faria (ou não faria)! já mete nojo todos os dias vir para aqui dizer mal dos outros. se todos fossem como você... alguém teria de ir todos os dias ao caixote do lixo busca-lo! já chega! tenha vergonha na cara! fale de si! ou maldizer é o seu RSI???
ResponderEliminarQue grande texto.
ResponderEliminarO Sr. é sem duvida um grande bloguista, de fazer inveja a muita gente.
Admiro a sua frontalidade e a sua inteligência.
Parabens, sou grande apreciador dos seus textos e da sua qualidade.
Sou Freamundense e sou obrigado a dar-lhe razão.
Os meus sinceros parabens.
Continue.
... hmmmmm.... acho que foi o próprio autor, de forma narcisista, a produzir o último comentário...
ResponderEliminarNão foi o proprio autor.
ResponderEliminarFoi uma pessoa que lê com olhos de ler.
Foi alguem que concorda com o bloguista.
Simplesmente.
... hmmmm.... alguém que lê com olhos de ler... hmmmm.... se ainda fosse alguém com cotovelos de ouvir...
ResponderEliminarOntem estava a ver o C.S.I. na sic, e pensei que no dia em que houver um assassinato em Freamunde o principal suspeito é o Octávio Renato Magalhães, é que tem ideias mesmo psicopatas. Não acham?
ResponderEliminarcontinuo a achar que ele teve alguma coisa a ver com o caso de Camarate...pelo ódio que ele tem a certos indivíduos da direita, era gajo pra pôr uma bombita na avioneta... who knows?...
ResponderEliminarNão ponho um cabelo meu por ele. Tem cara de tolo.
ResponderEliminarTal como temos o Paulo Portas e o Miguel Portas, o Renato Magalhães é o irmão gémeo do capitalista Mrs Burns do Simpsons...
ResponderEliminaride todos à merda laranjinhas de caca.
ResponderEliminaré esta a eleveza de discurso destes nossos amigos retro-comunas da Tchecoslováquia... tá a malta em amena cavaqueira e lá vem estes amigos do 'comité central' mandar o seu insultozinho fascista...
ResponderEliminarOlhando para o nível dos comentários deste blog, leva-me a crer que Freamunde não tem solução possível... não há capacidade de argumentação dos "comentadores" e por isso partem para o insulto, revelador de uma mentalidade vazia e tacanha... deviam ter vergonha daquilo que escrevem... Se não partilham das ideias dos textos aqui publicados, contraponham os textos com as vossas ideias... discutam saudavelmente, só assim é que se chega a algum lado!!!
ResponderEliminarÉ que ao agirem dessa forma só estão a dar razão ao autor dos textos... porque se o insultam é porque estão do "outros lado"da visão que o autor têm sobre Freamunde, e se o vosso contraponto a essa visão é o insulto gratuito e zero ideias, então meus caros começo a crer que o autor destes textos tem a razão do lado dele!!!