05 fevereiro, 2011

Memória de elefante + Comunicado do PCP





Sabe há quanto tempo Freamunde não tem Junta?

Particularmente, como curiosidade, colocámos esta questão a algumas pessoas e nenhuma delas soube responder com certeza. Algumas olharam para o ar e não viram data nenhuma, respondendo que talvez há quarenta anos que Freamunde está sem Junta. Outras, que a juventude do corpo limitou a observação temporal, disseram que há dez anos que não se vê nada. Um grupo mais moderno, disse que não sabe o que é isso de Junta e para que serve, tendo pedido uma fotografia para ver se conhecia a coisa. Algumas outras pessoas atiraram com datas à sorte a ver se acertavam. Não acertaram. De todos os inquiridos, foi o primeiro grupo que esteve mais próximo da verdade. Na realidade, há perto de quarenta anos que Freamunde não tem Junta no sentido dinâmico do termo. No sentido formal e estático teve Junta, semelhantemente a algumas associações que existem só no papel. Mas a nossa pergunta tinha outro sentido. O que pretendíamos saber é se as pessoas têm registo mental do espaço de tempo em que Freamunde está sem Junta de espécie alguma e colocado na condição de baldio de Paços de Ferreira.

Pergunta difícil, teste severo para a memória, que raramente consegue alcançar as excessivas lonjuras do tempo.

Este teste particular foi um fracasso, ou um azar, como está à vista. As pessoas que contactamos, felizmente a léguas desse filho da puta do Alzheimer que anda por aí a foder muita gente e não há GNR que o prenda, têm a lucidez em dia, o que quer dizer, em boa forma. Não obstante a robustez mental, com os neurónios banhados em óleo de girassol, que é o lubrificante neuronal recomendado pela Associação das Indústrias Alimentares Continentais e Insulares, S. A., não conseguiram lembrar-se dessa época. As suas memórias fraquejaram ante tempo tão longínquo. É normal, hoje em dia, as pessoas padecerem de memória curta, pelas aflições da vida e outras razões que a razão conhece e condena.

Pelas causas apontadas e demais que o apontamento suprime por poupança a que os malévolos Presidente da República e Primeiro-Ministro nos obrigam à força a fazer, as pessoas estão com a cabeça em cacos e as recordações são-lhes dolorosas. A prova deste facto está na serenidade com que os freamundenses lidam com a ausência de Junta: varreram-na do seu pensamento e ficaram com um problema a menos, uma dor anestesiada. Nestas circunstâncias, só alguém com uma memória de elefante poderá lembrar-se do longínquo tempo em que esta terra está sem a dita Junta de Freguesia.

Para descobrirmos o elefante, perdão, o freamundense possuidor de uma memória tal que consiga recordar-se do acontecimento, abrimos o concurso “Lembra-se do dia em que Freamunde ficou sem Junta até aos dias de hoje?”. 

Se, porventura, aparecer alguém que diga eu sei, e saiba mesmo, receberá a fabulosa viagem descrita na lista de prémios e sem limite de tempo.

1º Prémio – Uma ida a pé a Fátima em acção de graças pela frescura mental;
2º Prémio – Dá direito a acompanhar o primeiro classificado, três passos atrás;
3º Prémio – Dá direito o carregar a bagagem do 1º classificado e metade da do 2º classificado.
Não há menções honrosas para poupar na despesa, por imposição do ministro das Finanças, Decreto-lei nº 2.003. 404/2011.

Agora é só aguardar pela paquidérmica memória.

Freamunde Livre

**************************

Comunicado do PCP

SOBRE O IMPASSE DA JUNTA DE FREAMUNDE


Nas eleições de 11 de Outubro de 2009, o PSD obteve a vitória para a Junta de freguesia de Freamunde por maioria relativa, mas não conseguiu criar o necessário consenso junto das restantes forças políticas para proceder à eleição do Executivo da Junta.

Perante esta situação de impasse, a posição da CDU foi pautada pelo respeito da vontade popular - que retirou a maioria absoluta ao PSD - e pelo respeito do princípio legal e democrático que estabelece que cabe ao partido vencedor das eleições, encontrar uma solução de governação para a Junta de Freguesia.

Sucede que em torno da questão da composição do futuro Executivo da Junta, a discussão degenerou até chegar ao ponto em que os eleitos apenas, discutiam cargos, o poder pelo poder.

A incapacidade - ou falta de interesse - do PSD em conduzir o processo a um desfecho é por demais evidente. Não tendo assumido uma postura de diálogo, que colocasse em primeiro lugar os interesses da freguesia, o PSD contribuiu para criar a noção que o assalto ao poder, por todos os meios, mesmo que sem fundamento legal ou legitimidade democrática, era o caminho.

O principal promotor desta tentativa de conseguir na secretaria aquilo que o povo freamundense não lhes havia concedido nas eleições, foi o Partido Socialista.

O PS demonstrou claramente aos freamundenses que não é em nada diferente do PSD que tanto critica! De forma oportunista, conduziram este processo ao terreno que mais lhe convinha, o da radicalização do discurso, onde por entre fogachos de retórica inflamada, procuram esconder a sua incoerência.

De facto o PS quer o "poder pelo poder".

Nada mais se pode concluir das posições que tem vindo a tomar.

E a defesa da demissão em bloco de toda a oposição - para além de não ter cabimento em democracia - confirma esta visão distorcida do poder local, é a tese do "tudo ou nada", ainda mais aberrante por partir de um partido que está na Assembleia da República com maioria relativa.

A CDU não pode ser considerada responsável pela situação que PSD e PS criaram, foi a radicalização do discurso encetada pelo PS, a inépcia do PSD, e o correspondente extremar de posições na freguesia, que criou o ambiente hostil à ponderação serena e conscienciosa de soluções que hoje se vive em Freamunde.

O facto desta ser a primeira tomada de posição da Comissão Concelhia de Paços de Ferreira do PCP sobre este assunto, mais de um ano passado sobre as eleições, revela a nossa recusa em contribuir para este rol de interesses.

No entanto, uma vez que a CDU/Freamunde não tem condições políticas para quebrar o impasse que PSD e PS criaram, não nos resta a nós outra opção que não passe por aguardar uma decisão do Presidente da Junta sobre o futuro da freguesia, que na nossa opinião, passa inevitavelmente pela convocação de novas eleições.

A conclusão mais importante a retirar deste triste episódio da história de Freamunde, é que PSD e PS revelaram, para que todos pudessem ver, que nada os distingue no campo das acções e intenções, ambos fizeram tábua rasa dos compromissos que haviam assumido com o seu eleitorado, ambos esqueceram os seus programas eleitorais no dia a seguir às eleições, preferindo discutir "cargos" em vez de "projectos".

A guerrilha política criada pelo apego ao poder do PSD e PS, apenas os distancia dos problemas da população, não um do outro.

COMISSÃO CONCELHIA DE PAÇOS DE FERREIRA DO PCP

3 comentários:

  1. Caro administrador deste blog

    Em primeiro lugar gostaria de lhe perguntar se sabe (pois eu desconheco) a resposta para as seguintes questoes:

    1. Quais as competencias de uma Junta de Freguesia ?
    2. Quais os meios humanos,legais e financeiros que possui para executar as suas competencias ?
    3. Quais os objectivos e as metas que uma Junta de Freguesia deve estabelecer e executar em funcao das suas competencias ?

    Com uma resposta a estas 3 perguntas, provavelmente irei ficar a saber se tivemos,temos, ou iremos ter uma Junta de Freguesia e ao mesmo tempo qual a sua utilidade.

    Eu sei desde os meus 7 anos de idade ( tenho hoje 44 ) que existe um edificio em Freamunde denomidado, JUNTA DE FREGUESIA DE FREAMUNDE,ocupado por individuos eleitos democraticamente pelo povo e com ligacoes a diversos partidos politicos, desconhecendo eu ate hoje ( conforme as 3 questoes atras colocadas ) o que estao por la a fazer.
    Com toda a certeza, esta minha ignorancia faz parte da mediocre instrucao que possuo, e da alta capacidade intelectual dos ditos ocupantes do edificio que conseguem passar despercebidos ( desconheco a actividade ) durante 40 anos da minha vida.

    Aquilo que eu posso constatar com os meus olhos sao os factos :A FREAMUNDE DE HOJE ESTA MUITO PIOR EM TODOS OS ASPECTOS SOCIAIS,URBANISTICOS E CULTURAIS QUE A FREAMUNDE DA MINHA JUVENTUDE.

    Sera que esta minha conclusao pessimista e saudosista, esta directamente ligada com os ocupantes do tal edificio ?

    Ou sera que esta minha conclusao, fruto da minha pouca cultura e instrucao, esta directamente ligada a um problema do meu foro ocular e estou a ser injusto com Freamunde ?

    Caro administrador deste blog, agradecia um comentario seu ao atras descrito.

    Muito obrigado

    A.A.C.M.

    ResponderEliminar
  2. Caro administrador deste blog

    Relativamente ao comunicado do partido politico denominado PCP, relativo ao impasse da Junta de Freguesia, nao preciso de me preocupar pois apenas fala de impasse na Junta, guerras politicas e controle do poder ?

    De certeza que com a populacao deve estar tudo perfeito, senao o comunicado falaria de coisas serias e nao na bandalheira e nos bandalhos que habitam nos partidos politicos ?

    O que sao partidos politicos ?


    Por favor caro administrador deste blog, comente estas minhas interrogacoes ?

    Muito obrigado

    A.A.C.M.

    ResponderEliminar
  3. Um leitor deste blogue, A. A. C. M., pede-nos uma quantidade de informação que excede o espaço de que dispomos. As três questões que colocou, muitíssimo bem colocadas, abarcam toda a actividade de uma Junta e, lateralmente, os conceitos sobre o poder local. Matéria para encher numerosos livros. O nosso espaço não é tão amplo. Vamos sintetizar:

    Primeira questão que pôs: “1. Quais as competências de uma Junta de Freguesia?”

    Consultar a Lei 169/99, artº 33º e 34ª.

    Segunda questão: “2. Quais os meios humanos, legais e financeiros que possui para executar as suas competências?”

    Consultar Lei das Finanças Locais.

    Terceira questão: “3. Quais os objectivos e as metas que uma Junta de Freguesia deve estabelecer e executar em função das suas competências?”

    É nesta terceira questão que está o busílis. Quando o leitor pergunta: “Quais os objectivos e as metas que uma Junta de Freguesia deve estabelecer”, as respostas não são unânimes. Aqui, nestes “objectivos” e “metas”, entram todos os interesses particulares, ideológicos e partidários em jogo. É neste jogo de interesses que se define uma junta e a sua política. Cabe a cada um ver para que lado ela cai. Em nossa opinião, tem caído sempre para o lado contrário aos interesses de Freamunde no seu desenvolvimento global. No aspecto urbano, o desastre é total. 5.000 anos de atraso é favor que lhe concedemos. A era das cavernas ainda anda por aí.

    Freamunde não tem tido Juntas à altura das suas necessidades.

    Relativamente ao comunicado do PCP não comentamos, pois publicámo-lo como informação aos nossos leitores.

    Freamunde Livre

    ResponderEliminar