12 fevereiro, 2011

Por este andar nunca mais há eleições




A Comissão Concelhia de Paços de Ferreira do PCP (CCPF-PCP), emitiu um comunicado sobre o impasse na Junta de Freamunde que não trouxe novidade nenhuma, razão da sua completa inutilidade para a solução do problema.

A indigência da análise, a deturpação dos factos e a omissão da responsabilidade própria na situação actual, são factores evidentes da sua incompetência política e causa da sua acção nefasta neste processo.

O comunicado agora vindo a público é o remendo e ampliação de um comunicado previamente preparado, com data de 28 de Junho de 2010, destinado ser publicado logo que na lista de candidatos surgisse uma recusa, na altura em fase de demissão voluntária e espontânea para criar as condições para a realização de eleições intercalares, eleições que a CDU-Porto e a CCPF-PCP não pretendiam, tendo feito pressões sobre alguns elementos da lista para não assinarem a demissão, visando garantir o quórum à assembleia de freguesia para a viabilização da  junta ao PSD.

É indesmentível que a CDU-Porto, com a conivência da CCPF-PCP, afirmaram no citado comunicado que “numa próxima reunião da Assembleia de Freguesia que o presidente da Junta entenda convocar, a CDU não irá obstaculizar a constituição do executivo, optando pela abstenção aquando da votação.”. Isto, na sua opinião, para bem da democracia e do povo de Freamunde. Estranha opinião. Mais estranho ainda é o desconhecimento de que não existe presidente da Junta em Freamunde e que a assembleia seria convocada pelo cabeça de lista do PSD, não por um presidente de Junta inexistente.

Um partido que se diz revolucionário e de esquerda a facilitar e proteger o poder à direita, é contradição para estrondosa gargalhada. Que pensar de uma Comissão Concelhia do PCP com este comportamento? Ou é de uma incompetência clamorosa e só faz asneiras, ou está vendida à direita.

Que é incompetente e antidemocrática está à vista. Antidemocrática porque passou por cima da vontade maioritária da lista de candidatos (de 18, 16 estão demitidos). Incompetente porque não compreende as circunstâncias políticas de Freamunde e a necessidade imperiosa de desalojar o PSD do poder.

O eleitorado comunista de Freamunde é um eleitorado consciente, que ao votar na lista da CDU vota contra a direita, contra o PSD. Como poderia este eleitorado compreender e aceitar que na assembleia de freguesia o seu representante viabilizasse a Junta ao PSD?

Na inextrincável confusão do comunicado, feito à base de chavões e acusações aos adversários em linguagem estereotipada, conseguiu-se pescar um parágrafo interessante sobre a valia política desta CCPF-PCP. Ei-lo: “No entanto, uma vez que a CDU-Freamunde não tem condições políticas para quebrar o impasse que PSD e PS criaram, não nos resta a nós outra opção que não passe por aguardar uma decisão do Presidente da Junta (outra vez o presidente da junta) sobre o futuro da freguesia, que na nossa opinião, passa inevitavelmente pela convocação de novas eleições.”

Esta CCPF-PCP sabe que o cabeça de lista do PSD não se demite e está a utilizar a táctica de arrastar a situação por todo o mandato. Sabido isto, põe-se de parte esta hipótese, pois por este lado jamais haverá eleições e se a CCPF-PCP fica à espera que elas aconteçam por aqui, o melhor é sentar-se confortavelmente, pois vai ter muito que esperar.

A CCPF-PCP atribui o impasse apenas ao PSD e PS, mas a CDU também faz parte dele, porque, tal como o PS, votou contra todas as propostas do PSD por nenhuma delas contemplar a vontade conjunta do PS e da lista CDU de um executivo composto por 2 PSD, 2 PS, 1 CDU.

É mentira que a CDU não tenha condições políticas para quebrar o impasse. Neste momento é a única força política com condições para o quebrar, basta falar com a Maria do Carmo Correia e a Judite Gomes para se demitirem e pronto, as eleições vêm logo a seguir. É presumível que a Maria do Carmo Correia não tenha ainda renunciado por estar a obedecer a ordens partidárias. A Judite Gomes, filha de um membro da CCPF-PCP, estará às ordens do pai, como última reserva para a eventual viabilização da Junta ao PSD.

É uma pirueta de bom circo, esta que a CCPF-PCP fez, saltando da abstenção viabilizadora da Junta ao PSD para a inevitabilidade de novas eleições. Este volta-face significa que a CCPF-PCP não teve outro remédio senão admitir o óbvio, a realização de eleições intercalares, que ainda não se efectuaram por sua culpa. Se não tivesse interferido, em violação dos princípios partidários marxistas, com uma estratégia reaccionária e direitista, Freamunde já teria Junta com o PSD arredado da sua liderança. Assim, com a sua acção nefasta, a situação mantém-se, com óbvias vantagens para o PSD e óbvias desvantagens para a CDU.

A CCPF-PCP não percebe, ou finge não perceber, que os quase 40 anos de poder contínuo do PSD em Paços de Ferreira se transformaram numa ditadura bloqueadora e inimiga do desenvolvimento democrático, social e económico do concelho.

A CCPF-PCP não percebe e não tem capacidade intelectual para perceber, que a existência da única força política portuguesa de esquerda com passado de luta e princípios marxistas, em Freamunde, onde foi vencedora das primeiras eleições autárquicas pós 25 de Abril e ainda hoje com um eleitorado significativo, é um património cultural que demora muitas dezenas de anos a formar. Esbanjá-lo é a segunda queima da biblioteca de Alexandria. Uma barbárie.

Em defesa dos ideais comunistas de igualdade e justiça; em defesa do desenvolvimento e democratização do concelho de Paços de Ferreira, é urgente a substituição da Comissão Concelhia de Paços de Ferreira do PCP por motivo da sua inépcia e actuação desastrosa.

ORM / TP

6 comentários:

  1. Caro administrador deste blog

    " O QUE NAO TEM SOLUCAO SOLUCIONADO ESTA."

    A frase atras escrita reflete o pensamento de 9900 habitantes de Freamunde (supondo eu que no seu total sao 10000 que habitam esta cidade).

    Admiro o trabalho que faz neste blog, mas permita que deixe aqui uma relexao:

    - Com uma populacao completamente alheada, desinteressada e afastada da sua comunidade e dos que a governam, todo este folhetim da J.F.F. mais parece uns quantos mudos a falar para uns quantos surdos com muitos cegos ( cegueira provocada mas com cura ) a observar.

    Se o mudo nao fala, se o surdo nao ouve e se os muitos cegos ( cegueira provocada mas com cura ) nao veem, como acha possivel organizar uma comunidade constituida por pessoas com estes 3 tipos de deficiencia ?

    Na minha opiniao so existe uma solucao : ANULAR A CEGUEIRA DOS MUITOS DEIXANDO O SURDO E O MUDO A FALAR SOZINHOS.

    SE OS FREAMUNDENSES NO SEU TODO NAO ESTIVEREM MOTIVADOS E INTERESSADOS PARA COM O FUTURO DA SUA COMUNIDADE ( SERA UM TRABALHO DE HERCULES ), O PROBLEMA ACTUAL DA J.F.F. DEBATIDO NA ESFERA POLITICA E NO AMBITO DOS INTERESSES CORPORATIVOS E PRIVADOS, NAO PASSA DE CONVERSA DA TRETA.

    A MUDANCA PASSA PELA MUDANCA DO DISCURSO, E PELO EFEITO PRATICO DAS PALAVRAS E DOS ACTOS NO DIA A DIA DE CADA UM DE NOS E DA NOSSA COMUNIDADE.

    MOBILIZAR UNS ( MUITOS ) NAO PODE SER FEITO ATRAVES DE FALAR DE OUTROS ( MINORIA ), SERA PRECISO FALAR E FAZER MUDAR O QUE REALMENTE LHES PREOCUPA.

    QUAIS SAO NA VERDADE, AS REAIS PREOCUPACOES DOS HABITANTES DE FREAMUNDE ?

    A.A.C.M.

    ResponderEliminar
  2. Gostava de perguntar aao senhor Magalhães o que ganha a CDU não
    viabilizando a junta?
    Porque não pode fazer parte da mesma?
    Quem disse qoe viabilizando está à direita do lado do PSD?
    Vou fazer-lhe outra pergunta:
    Não acha que a CDU acabou em Freamunde?
    Eu acho que acabou, o Senhor e alguns mais iguais a si acabaram com a CDU em Freamunde.
    Tem duvidas?
    È o senhor que vai arranjar uma lista para as proximas eleições?
    Pense nisto e responda-me se tiver coragem e argumentos.
    Abraço

    Um Militante do PCP

    ResponderEliminar
  3. A CDU tem pessoas muito validas nesta terra, não tenho duvida nenhuma, no entanto nunca chegou ao poder nem chegará porque existem pessoas mesquinhas e pouco democraticas como o senhor que impedem tudo e mais alguma coisa por mesquinhez e guerrinhas pessoais que não levam a nada.
    Sou CDU e estou triste com toda esta situação.
    Perdemos uma oportunidade de poder estar lá dentro e desmascarar o PSD, por sua culpa e de outros que tais.

    ResponderEliminar
  4. Os três comentários acima são interessantes, cada um a seu modo. Do primeiro comentário destacamos:

    “ Com uma população completamente alheada, desinteressada e afastada da sua comunidade e dos que a governam, todo este folhetim da J.F.F. mais parece uns quantos mudos a falar para uns quantos surdos.”

    Tem carradas de razão. Um povo que caga em si próprio só precisa de um bom autoclismo para entrar a grande velocidade pelo cano de esgoto abaixo. O que o povo de Freamunde precisa é de um autoclismo, não de uma Junta. Se precisasse de uma Junta já a teria há montanhas de tempo. Esta terra já foi, agora não é. Não há vontade, não há comunicação, não há solidariedade, chegamos ao deserto. Efeito do clima, como agora sói dizer-se.

    Do segundo comentário, separamos:

    “Quem disse que viabilizando está à direita do lado do PSD?
    Vou fazer-lhe outra pergunta:
    Não acha que a CDU acabou em Freamunde?”

    Viabilizar o poder à direita é, efectivamente, estar do lado dela. A tarefa principal de um partido de esquerda é tirar o poder à direita, isto, se os conceitos não mudaram e a prática política não foi reformulada. Pelas velhas teorias, não há conciliação nem partilha do poder, mas se V. Ex.ª acha que milhares de anos de experiência de lutas políticas e de classes estão desactualizadas e que a confraternização entre exploradores e explorados é o que está na moda, deve desenvolver mais o assunto para melhor compreensão do mesmo, porque dada a sua novidade ainda não conseguimos apreender a ideia, se é que algum dia iremos conseguir.

    Se a CDU acabou ou começou, os números informá-lo-ão no futuro. Entretanto, independentemente dos números, a CDU não existe há muitos anos por ausência de prática política. Não tem direcção, não tem actividade, não tem militantes e simpatizantes que dêem a cara por ela, como você, por exemplo, que nem um comentário de blogue assina. Altura de olhar para si próprio e começar a comentar-se a si mesmo.

    Do terceiro comentário, pescamos:

    “Sou CDU e estou triste com toda esta situação.
    Perdemos uma oportunidade de poder estar lá dentro e desmascarar o PSD, por sua culpa e de outros que tais.”

    Meu caro, para a tristeza nada melhor que uns copos de litro.

    Quanto à oportunidade de “estar lá dentro e desmascarar o PSD”, ficamos a saber que se fosse você o cabeça de lista da CDU, o José Maria Taipa voltaria a ser festeiro da Sª da Conceição por remoçar umas boas dezenas de anos. Você já lhe tinha entregue a Junta, ele, em paga, dava-lhe um bom lugar lá dentro, você rejubilava e a CDU fodia-se. Que grande político você é!

    Freamunde Livre

    ResponderEliminar
  5. Nao sei como este administrador do blog consegue ter tanta preocupaçao por Freamunde quando, insulta e maltrata os Freamundenses.
    O senhor ainda nao percebeu que, vai para muito tempo que, ja se afundou no esgoto. Nao e por acaso que toda a sua treta ja cheira mal.

    ResponderEliminar
  6. Senhor Anónimo:

    Quem cheira mal é você, logo à partida, por ser um cobardola que se esconde no anonimato. De seguida, cheira mal por transformar um tema político num ataque pessoal. Um passo mais à frente, é evidente a sua incapacidade intelectual e formação política para um debate com ideias, não com insultos. Dois passos adiante, ainda não apareceu ninguém a desmentir este post, nem aparece. Sabe porquê? Porque nele é contada a verdade nua e crua e a sua qualidade indesmentível desagrada aos medíocres, ignorantes, oportunistas e traidores da esquerda. E mais não dizemos por não sabermos com quem estamos a falar.

    Se quiser discutir a sério a problemática de Freamunde, ponha nome às suas opiniões. Nas condições em que opina, a sua credibilidade política e cívica é abaixo de zero, está no negativo. Numa democracia autêntica, os cidadãos respeitam-se a si próprios, conduta que você não aplica a si mesmo. Moralmente não tem direito à expressão pública.

    Freamunde Livre

    ResponderEliminar